Exame de shodan:
Estamos às vésperas do exame de Faixa Preta – Shodan - do Juliano, exame este considerado um marco na vida de qualquer praticante de artes marciais, visto que a partir desse instante o aluno começa a enxergar com mais clareza o caminho que trilhará. E pensei em escrever algumas linhas justamente antes do exame, para dizer a todos que pensam em praticar o Aikido, o quanto é necessário o comprometimento para se chegar nesse momento, quantas gotas de suor, quantas horas de dedicação e sacrifícios, leituras e seminários.
Diariamente, seja durante as aulas no nosso Dojo, seja pelo nosso site, ou até mesmo por telefone recebemos pessoas interessadas em iniciar a prática do Aikido, fato que me deixa muito feliz, pois isso reflete o resultado de um trabalho honesto que se iniciou a cerca de dez anos, quando começamos a oferecer o pouco que havíamos aprendido para um grupo de alunos, entre eles o Juliano. E é exatamente para estas pessoas, os que se propõem a iniciar os treinos e aqueles que já estão dando os primeiros passos nessa maravilhosa arte que escrevo estas linhas, para alertá-los da necessidade de dois pressupostos básicos, que são a DISPONIBILIDADE e o COMPROMETIMENTO.
Nada adianta você ter muita vontade de praticar e não estar disponível, por questões financeiras, já que existe um investimento, seja por questões de ordem física, já que é necessário que se possua um mínimo de condicionamento ou até mesmo por questão de horários, pois não podemos estar em dois lugares ao mesmo tempo. Repare que não citei fatores como idade, sexo ou condição social, já que o “AIKIDO é para todos”, palavras ditas pelo próprio Fundador da Arte, Morihei Ueshiba.